Programas e Projetos

CLDS.4G.COVILHÃ

CLDS.4G.COVILHÃ

O programa CLDS 4G é um programa co-financiado pelo POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, regulado pela Portaria n.º 229/2018, de 14 de agosto, tem como finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, através de ações a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social.

Para a implementação da quarta geração do CLDS, no concelho da Covilhã, que teve o seu início a 1 de junho de 2020, foi concebida uma parceria constituída pela Santa Casa da Misericórdia da Covilhã (entidade coordenadora - “ECLP” e executora) e por mais duas Entidades Locais Executoras das Ações (ELEA’s), a ARPAZ - Associação Regional de Solidariedade para o Progresso do Alto Zêzere e a COOLABORA - Cooperativa de Intervenção Social.

O CLDS.4G.COVILHÃ foca a sua intervenção nos grupos sociais com maiores fragilidades, nomeadamente a população desempregada, as crianças e jovens que enfrentam situações de pobreza; a população residente nos bairros sociais e os/as idosos, especialmente em isolamento e antecipa o envolvimento total de mais de 1500 pessoas beneficiárias da sua ação.

 

 

Com intervenção definida para concelho da Covilhã, o projeto CLDS.4G.COVILHÃ, pretende responder a necessidades diagnosticadas e identificadas nos estudos elaborados para o território e atendendo ao plano de ação da rede Social – CLAS, do Concelho da Covilhã (diagnóstico social e plano de desenvolvimento social).

O projeto CLDS 4G.COVILHÃ, assume como objetivos:

  • Promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissectorial e integrada, através de ações, a executar em parceria, que permitem contribuir para o aumento da empregabilidade, para o combate a situações críticas de pobreza e exclusão social no território;
  • Aumentar os níveis de coesão social do concelho da Covilhã, dinamizando a alteração da sua situação socio territorial;
  • Concentrar a intervenção nos grupos populacionais que evidenciam fragilidades mais significativas, promovendo a mudança na situação das pessoas tendo em conta os seus fatores de vulnerabilidade;
  • Potenciar a congregação de esforços entre o sector público e o privado na promoção e execução do projeto através da mobilização de atores locais com diferentes proveniências;
  • Fortalecer a ligação entre as intervenções a desenvolver e os diferentes instrumentos de planeamento existentes de dimensão municipal.

 

 

Os objetivos descritos são concretizados através de ações que dão resposta a três eixos de intervenção:

Eixo 1: Emprego, formação e qualificação
Atividades dirigidas a mais de 500 beneficiári@s, no domínio do emprego, formação e qualificação, tais como oficinas criativas, sessões de informação, sensibilização coaching e orientação, feira do emprego, entre outras, em que se pretende favorecer processos de integração profissional, social e pessoal, das pessoas desempregadas, e apoiar o enquadramento de projectos de auto-emprego e de empreendedorismo.

Eixo 2: Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil
Iniciativas dirigidas, prioritariamente, a agregados familiares de baixos rendimentos, com crianças. Promoção de atividades como sessões de informação itinerantes, oficinas de capacitação, escolha de estilos de vida saudáveis, bootcamp para a cidadania e desenvolvimento de capacidades e aptidões pessoais e sociais.

Eixo 3: Promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa
Dirigido à promoção do envelhecimento ativo e da autonomia das pessoas idosas. Realização de atividades traduzidas em worshops, atividades físicas, desportivas e intergeracionais, férias sénior, encontros convívio e voluntariado, que envolverão cerca de 200 pessoas idosas.

 

A dinamização das atividades está a cargo de uma equipa multidisciplinar constituída por 1 coordenador e 3 técnicos superiores com formação nas áreas das ciências sociais e humanas que atuam e dinamizam, eles próprios, junto da comunidade, uma intervenção de proximidade, realizada em parceria e congregando os agentes e os recursos localmente disponíveis.

 

Consórcio local/Parceiros:
Santa Casa da Misericórdia da Covilhã – Entidade Coordenadora Local da Parceria
ARPAZ – Entidade Local Executora da Ação
CooLabora – Entidade Local Executora da Ação

CONTATOS
Alto de Santa Cruz (antigo hospital da Covilhã)
6200-082 Covilhã

coordenacao.clds4gcovilha@misericordiacovilha.pt
(+351) 275 310 233