Respostas Sociais

Ação Social

Ação Social

O Gabinete de Ação Social da Misericórdia da Covilhã tem como principais objetivos procurar minimizar e atender a situações de carência socioeconómica, de pobreza e exclusão social. Procura dar resposta a situações de desigualdade e vulnerabilidade social, promovendo o desenvolvimento pessoal, social e profissional da pessoa.

Objetivos do Gabinete de Ação Social da Misericórdia da Covilhã:

  • Proceder ao atendimento e análise das situações/problemas colocados por pessoas externas e trabalhadores/as;
  • Informar a pessoa orientando-a, apoiando-a e encaminhando-a para outras entidades consideradas pertinentes na e para a resolução do problema apresentado;
  • Articular com outras Misericórdias, IPSS`S e, demais entidades de âmbito social e comunitário de forma a proporcionar a criação de redes de solidariedade;
  • Atribuir alimentos não perecíveis e/ou refeições quentes a famílias carenciadas através de vários projectos/respostas.

 

Respostas do Gabinete Ação Social da Misericórdia da Covilhã:

Cantina Social
(protocolada com o Instituto de Segurança Social, IP) onde são fornecidas refeições quentes a pessoas economicamente desfavorecidas.

 

Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas

O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas pretende ser um instrumento de combate à pobreza e à exclusão social em Portugal.

Financiado pelo Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas e pelo Instituto da Segurança Social, I.P., tem por finalidade apoiar indivíduos ou famílias que se encontrem em situação de carência económica, através da distribuição de géneros alimentares e/ou bens de primeira necessidade.

A Santa Casa da Misericórdia da Covilhã é entidade mediadora, através de parceria realizada com a Câmara Municipal da Covilhã entidade coordenadora do programa.

É feita uma entrega mensal de cabazes com géneros alimentares às famílias incluídas no programa, por parte da entidade mediadora, Santa Casa da Misericórdia da Covilhã.

 

Programa de Apoio Alimentar «Eu Dou», um projeto da Misericórdia da Covilhã que consiste na atribuição de cabazes de alimentos a famílias carenciadas do todo concelho da Covilhã que não conseguem ter apoio através de outros programas alimentares.

RESPOSTASSOCIAIS2.jpgRESPOSTASSOCIAIS1.jpg      

Loja Social, um espaço aberto à comunidade que tem como objectivo suprir as necessidades imediatas de famílias carenciadas residentes no concelho da Covilhã, através da distribuição de bens essenciais, novos ou usados, (roupas de homem, mulher e crianças de todas as idades, artigos de puericultura, material escolar) doados por particulares ou empresas à Misericórdia da Covilhã, para que esta os faça chegar às famílias desfavorecidas.

RESPOSTASSOCIAIS4.jpg   RESPOSTASSOCIAIS3.jpg

 

Apoio ao Emprego e à Empregabilidade. Atua ao nível da divulgação de ofertas de emprego e de formação profissional, bem como ao nível do apoio à elaboração curriculum vitae e preparação para entrevistas de emprego. As ofertas de emprego nacionais e internacionais são divulgadas na página de facebook da Misericórdia da Covilhã, bem como no dossier de divulgação das ofertas disponível para todos os beneficiários da Misericórdia da Covilhã.

O acolhimento e integração de pessoas Refugiadas, é uma preocupação da Misericórdia da Covilhã desde 2016. Este acolhimento garante habitação, com mobiliário, eletrodomésticos, têxteis lar, entre outros equipamentos necessários. É assegurado, ainda, apoio na alimentação, vestuário, produtos de higiene pessoal e habitacional, bem como uma prestação pecuniária individual com carácter mensal a gerir pelo agregado familiar. A Misericórdia da Covilhã, na qualidade de entidade de acolhimento é responsável por facilitar o acesso destas pessoas aos diversos recursos para a sua integração, tais como, saúde, educação, aprendizagem da língua portuguesa, acesso ao emprego e formação profissional, apoio e acompanhamento social.

 

AcolhimentodeRefugiados.jpg

A ENIPSSA – Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação Sem-Abrigo tem como objetivo a criação de condições que garantam a promoção da autonomia das pessoas sem-abrigo, através da mobilização de todos os recursos disponíveis de acordo com o diagnóstico e as necessidades individuais, com vista ao exercício pleno da cidadania. A 9 de abril de 2019 a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, foi designada, no CLAS da Rede Social, Entidade Interlocutora do Concelho da Covilhã para a Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas Sem-Abrigo - ENIPSSA 2017-2023.

A Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção às Vítimas de Tráfico de Seres Humanos é uma rede de cooperação e partilha de informação, com atuação na região centro, e tem como finalidade a prevenção, proteção e reintegração das vítimas. A 6 de dezembro de 2019 a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, aderiu formalmente à Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção às Vítimas de Tráfico de Seres Humanos. Esta é composta por entidades governamentais e não governamentais com intervenção direta ou indireta sobre o fenómeno do tráfico de seres humanos.

 

CONTATOS
Alto de Santa Cruz (antigo hospital da Covilhã)
6200-082 Covilhã
ana.almeida@misericordiacovilha.pt
(+351) 275 310 233

 

0) { ?>

Mais info

'; $resultdocs = $mysqli->query("SELECT * FROM docs WHERE categoria = '$catdoc' ORDER BY ano DESC, id DESC"); if ($resultdocs->num_rows > 0) { while($rowdocs = $resultdocs->fetch_assoc()) { echo ' '.$rowdocs['titulo'].' '; } } else {echo "";} echo ' '; ?>
0) { $resultalbum = $mysqli->query("SELECT * FROM albuns WHERE id = $album"); $rowalbum = mysqli_fetch_assoc($resultalbum); ?>

Galeria de Fotos

'; echo ''; $resultdocsi = $mysqli->query("SELECT albuns_fotos.imagem, albuns_fotos.albumid FROM albuns_fotos WHERE albuns_fotos.albumid = '$album' LIMIT 4"); if ($resultdocsi->num_rows > 0) { while($rowdocsi = $resultdocsi->fetch_assoc()) { echo ' '; } } else {echo "";} echo ' '; ?>