Os irmãos e culto da irmandade representam uma forte e presente preocupação na gestão desta instituição social, secular. Pretende-se contribuir para construção de uma irmandade maior, mais forte, mais coesa, mais ativa e colaborativa. Uma irmandade que se preocupe com o dia-a-dia desta instituição.
Os primeiros registos de admissão nesta irmandade, inscritos no livro de irmãos, datam de 1900. Segundo os apontamentos existentes, até à data, foram admitidos 3231 irmãos/ãs, encontrando-se em situação de pleno gozo de direitos cerca de uma centena de irmãos (atualização a dezembro de 2019).
As disposições regulamentares e estatutárias da Misericórdia da Covilhã encontram-se reguladas no Compromisso da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã.
Considerando a importância da Irmandade da Misericórdia da Covilhã, constituída pelos seus Irmãos e Irmãs que tão prestigiadamente contribuem para o seu progresso e desenvolvimento, instituiu-se o Cartão de Irmão/ã que dignifica e enaltece o papel do Irmão na Misericórdia da Covilhã.
O Cartão de Irmão/ã da Misericórdia da Covilhã consiste na disponibilização de um conjunto de benefícios em vários serviços da Misericórdia da Covilhã, bem como em organizações parceiras a nível local, regional e nacional, mediante a apresentação do Cartão nos locais aderentes. É válido em todo o território nacional, a partir do momento em que é emitido, e é renovável, anualmente, mediante o pagamento das quotas da irmandade.