Património

Património

A Misericórdia da Covilhã é detentora de um vasto e valioso património, acumulado ao longo de cinco séculos, que reflete a ação desta instituição junto dos mais necessitados, trabalhando para a satisfação das suas necessidades básicas.

 

Património Imóvel

 

A Misericórdia da Covilhã possui o seguinte património classificado: Igreja da Misericórdia da Covilhã (Imóvel de Interesse Público) e a Capela do Calvário (Monumento Nacional).

Fazem ainda parte do seu património as antigas instalações do Hospital Distrital da Covilhã, onde se localiza o atual edifício-sede e a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, resultante da demolição de parte dos edifícios hospitalares.

O edifício onde funcionou o Centro de Saúde Mental, Pavilhão Sanatório Dr. Antonino Vaz de Macedo, apresenta-se como outro edifício emblemático da cidade, propriedade também da Misericórdia da Covilhã.
Os imóveis que acolhem o Centro de Diagnóstico, o infantário Mundo da Fantasia e a Casa de S. Vicente de Paulo, são também parte integrante do referido património.

 

Património Móvel

 

O extenso e valioso património móvel desta secular instituição está disperso por três núcleos principais.
O primeiro localiza-se na Igreja da Misericórdia da Covilhã, onde podemos encontrar diversos objetos litúrgicos, mobiliário, pintura, bem como as imagens processionais.

A Capela de Santa Cruz ou Capela do Calvário é outro importante núcleo museológico, onde predomina a talha dourada, as pinturas e a Imagem de Cristo Crucificado.

Por último, destaca-se o núcleo museológico que se encontra no Edifício-sede, onde é possível encontrar diversos objetos litúrgicos em prata e em prata dourada, destacando-se a custódia-relicário com a relíquia do Santo Lenho e um cálice com custódia, do século XVI ou inícios do século XVII. É também aqui que podemos encontrar a Galeria dos Benfeitores e a Galeria dos Antigos Provedores.

 

Património Imaterial

A Misericórdia da Covilhã enquanto instituição religiosa realiza semanalmente a Eucaristia na Igreja da Misericórdia todos os sábados, pelas 18 horas, presidida pelo Capelão da Misericórdia.


As celebrações da Semana Santa na Cidade da Covilhã são tão ancestrais como a própria existência da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, entidade responsável, desde sempre, na organização das celebrações religiosas associadas. Consciente e zelosa da sua missão todos os anos tem tentado realizar as tradicionais procissões: Procissão do Senhor dos Passos (realizada no quinto domingo da quaresma, também designado de domingo de S. Lázaro) e Procissão do Enterro do Senhor (realizada na sexta-feira santa), realizadas a 29 de março e 10 de abril respetivamente.

Além disso, são também realizados Cantos de Misericórdia e Paixão, tendo sempre como objetivo promover a cultura e a religião nesta que é o auge de celebrações para a Misericórdia da Covilhã.

 

Património Arquivístico

A Santa Casa da Misericórdia da Covilhã é detentora de um valioso arquivo histórico composto por milhares de documentos em papel, que abarca um período histórico desde o século XVI (1512) até à atualidade.

O fundo documental e fotográfico está devidamente organizado e inventariado.
Da sua constituição destaca-se:
- Compromisso de 1680;
- Livros de Receita e Despesa;
- Licenças eclesiásticas, documentos régios, testamentos e doações (alguns do século XVI);
- Contratos de compra e venda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0) { ?>

Mais info

'; $resultdocs = $mysqli->query("SELECT * FROM docs WHERE categoria = '$catdoc' ORDER BY ano DESC, id DESC"); if ($resultdocs->num_rows > 0) { while($rowdocs = $resultdocs->fetch_assoc()) { echo ' '.$rowdocs['titulo'].' '; } } else {echo "";} echo ' '; ?>
0) { $resultalbum = $mysqli->query("SELECT * FROM albuns WHERE id = $album"); $rowalbum = mysqli_fetch_assoc($resultalbum); ?>

Galeria de Fotos

'; echo ''; $resultdocsi = $mysqli->query("SELECT albuns_fotos.imagem, albuns_fotos.albumid FROM albuns_fotos WHERE albuns_fotos.albumid = '$album' LIMIT 4"); if ($resultdocsi->num_rows > 0) { while($rowdocsi = $resultdocsi->fetch_assoc()) { echo ' '; } } else {echo "";} echo ' '; ?>